A Série Taliba Meio Ambiente tem como objetivo discutir e entender a relação do homem com os quatro elementos da natureza Terra, Água, Fogo e Ar, bem como alternativas e medidas que viabilizem modos de vida mais sustentáveis.

O nome da série é uma homenagem ao Luiz Taliberti, arquiteto que acreditava ser possível construir sem destruir, de forma sustentável.

Cada episódio trará convidados para nos inspirar com suas ideias e sugestões de ação.

A Série Taliba Meio Ambiente tem a curadoria e mediação da jornalista Cristina Serra que escreveu o livro “Tragédia em Mariana: o maior desastre ambiental do Brasil”.

Acompanhe a série todos os sábados, às 18 horas, simultaneamente no canal do Youtube e no perfil do Facebook do Instituto Camila e Luiz Taliberti.

Confira a programação completa:

Episódio 1 ABERTURA – 24/10, 18h

André Trigueiro, jornalista da Rede Globo, foi editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News. É professor da PUC-Rio e da COPPE/UFRJ, escritor e articulista da Folha de S. Paulo e autor de 6 livros.

Episódio 2 TERRA – 31/10, 18h

José Eustáquio Alves, sociólogo e pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – ENCE/IBGE.
Luiz Marques, professor livre-docente do Departamento de História do IFCH /Unicamp e autor do livro “Capitalismo e Colapso Ambiental”.

Episódio 3 FOGO – 07/11, 18h

Alice Thualt, diretora adjunta do Instituto Centro de Vida (ICV), com mais de 10 anos de experiência na implementação de processos multistakeholders para a manutenção das florestas em pé no Mato Grosso.
Rodrigo Marques, professor na Universidade Federal do Mato Grosso, geógrafo e doutor em meteorologia pela Universidade de São Paulo.

Episódio 4 AR – 14/11, 18h

Carlos Ritti, pesquisador-bolsista do Institute For Advanced Sustainability Studies, na Alemanha, mestre e doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais. Foi secretário-executivo do Observatório do Clima.
Thelma Krug, uma das maiores autoridades mundiais em mudança do clima e florestas. Em 2015 foi eleita para ocupar uma das três vice-presidências do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, por representantes dos 195 países membros.

Episódio 5 ÁGUA – 21/11, 18h

Samuel Barreto, Gerente Nacional de Água na The Nature Conservancy (TNC), com 25 anos de atuação na área socioambiental.
Marussia Whately, consultora na área de recursos hídricos e sustentabilidade. Ccoordena a Aliança pela Água, coalizão de organizações da sociedade para propor soluções para a crise da água em São Paulo.

Episódio 6 IMPACTO AMBIENTAL: BRUMADINHO e MARIANA – 28/11, 18h

Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor público do Ministério Público de Minas Gerais. Há 12 anos trabalhando na área ambiental, foi o primeiro promotor do caso de Mariana.
Danilo Chammas, advogado da Rede Justiça nos Trilhos e defensor dos direitos humanos e da natureza, dedica-se à luta para responsabilizar empresas por abusos de direitos humanos decorrentes de suas operações.

Episódio 7 – ENCERRAMENTO – 05/12, 18h

 

Quer compartilhar o conteúdo em suas redes sociais? Faça download do material de divulgação aqui!