Iniciativa comemora 365 dias cultivando memórias das vítimas e ações em prol dos direitos humanos e meio ambiente realizadas nesse período

 

São Paulo, julho de 2020 – O Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado em homenagem às vítimas de Brumadinho, completa um ano de nascimento no próximo sábado, 25 de julho. E para celebrar as conquistas e realizações desse período, além do cultivo das memórias das vítimas e ações em prol dos direitos humanos e meio ambiente, acontecerá neste dia o evento “As sementes brotaram” , a partir das 12h15, no canal do YouTube e Facebook do Instituto.

A programação contará com algumas recordações sobre as atividades realizadas nesse período, homenagens às vítimas por meio de vídeos, debate, atrações musicais, além da exibição de uma ação realizada pela “Talibike”, em que foram distribuídas sementes de esperanças por algumas regiões da cidade de São Paulo.

Debate

O cronograma do evento traz o debate “Mulheres, meio ambiente e mineração” e será moderado por Cristina Serra, jornalista e autora do livro “Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil”. Dessa conversa participarão também: Josiane Melo, que perdeu na tragédia a sua irmã grávida de cinco meses e atualmente é presidente da Associação dos Familiares de Vítimas de Brumadinho (Avabrum); Andresa Rodrigues, vereadora em Mário Franco, MG, secretária e membro da Avabrum e mãe do Bruno, também vítima do desastre; Letícia Aleixo, professora e advogada, tem atuado no apoio às comunidades atingidas pela mineração em Minas Gerais e é ainda orientadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG; Ana Tereza Giacomini, promotora do Ministério Público de MG, atua em Brumadinho na busca por responsabilização e reparação integral dos danos. Ana Tereza é também facilitadora de processos circulares e busca o fortalecimento das mulheres frente ao impacto da mineração.

“Temos dentro de nossa missão atuar com temas socioambientais como a defesa dos direitos humanos, o empoderamento de grupos vulneráveis, especialmente mulheres, e a proteção do meio ambiente contra ações danosas. Por isso, é essencial darmos voz a protagonistas que também abraçam essas causas, e, mais do que isso, ainda vivenciaram, cada uma em sua particularidade, as consequências da tragédia de Brumadinho”, afirma Helena Taliberti, presidente do Instituto.

Conquistas do Instituto

O evento irá relembrar todas as ações desenvolvidas ao longo desses 365 de atuação, como a exibição do documentário “O Amigo do Rei”, que mostra com riqueza de detalhes as causas da tragédia de Mariana, seguido do debate “Destinos rompidos: o impacto das barragens na vida das mulheres”. Outro marco do aniversário do Instituto foi a ação de 1 ano do rompimento da barragem, que aconteceu em 25 de janeiro deste ano. Na ocasião, diferentes performances de artistas, voluntários e amigos representaram os corpos na lama, a dor de todos os atingidos e a resistência de sempre a todo e qualquer tipo de violência contra o ser humano e o meio ambiente.

Série Taliberta sobre violência doméstica

E a conquista mais recente foi a série Taliberta, que aconteceu entre junho e julho, com o intuito de abordar questões relacionadas à violência doméstica. Foram 6 episódios nos quais promotoras, ativistas e o testemunho de uma vítima de violência doméstica foram essenciais para orientar as vítimas e a todos nós sobre o que fazer ao nos depararmos com situações de relacionamentos abusivos.

“Nesse período o Instituto também não deixou de fazer denúncias sobre a violência contra pessoas e o meio ambiente em lugares que é possível chamar a atenção da comunidade internacional para o que se passa por aqui”, reforça a presidente.

“Após um ano de existência do Instituto Camila e Luiz Taliberti, o que eu gostaria de reforçar é que os lucros das empresas e pessoas não podem estar acima das vidas nem do meio ambiente. É importante que todos nós estejamos atentos, pois existe uma série de leis em tramitação no judiciário brasileiro e, neste caso, precisamos pressionar os políticos para que as decisões sejam tomadas no caminho da preservação do meio ambiente e da reformulação do modelo da economia da mineração, pois todos somos impactados por isso”, finaliza Helena Taliberti.

Programação
Aniversário de 1 ano Instituto Camila e Luiz Taliberti

12h15
Abertura da programação com Marina Rossi

12h28
Homenagem às 272 vítimas da tragédia causada pelo rompimento da barragem em Brumadinho – MG

12h35
Debate “Mulheres, meio ambiente e mineração”

13h50
Apresentação da próxima série do Taliba Meio Ambiente e da Talibike, a bicicleta que semeia esperança.

14h
Apresentações artísticas

Mel Duarte

Lucas Gonçalves

Grazi Medori

Stefano Ferraz

Adriana Sanchez

 

16h
Encerramento com pronunciamento da presidente Helena Taliberti

Sobre o Instituto Camila e Luiz Taliberti

O Instituto é uma iniciativa coletiva de amigos e familiares de Camila e Luiz Taliberti, vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho em 25 de janeiro de 2019. O Instituto tem como missão atuar com temas socioambientais como a defesa dos direitos humanos, o empoderamento de grupos vulneráveis, especialmente mulheres, e a proteção do meio ambiente contra ações danosas.