Em 2023, o Instituto Camila e Luiz Taliberti (ICLT) completa quatro anos de atuação. Para celebrar essa data, o ICLT promove a mostra de cinema “Mineração e Meio Ambiente”. A proposta é combinar a sétima arte com a discussão sobre um tema de extrema importância: o impacto da mineração e suas consequências socioambientais.

O evento é gratuito e acontece em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de julho. Ao longo da semana,  quatro longas premiados serão exibidos  como ferramenta de diálogo sobre as diferentes facetas dessa atividade que já deixou vítimas no Brasil e no mundo. 

Meio ambiente e mineração: qual é a relação?

Sem dúvida, a extração de minerais tem um papel crucial no desenvolvimento econômico de muitas nações. Por outro lado, se mal conduzida, essa atividade traz graves consequências sociais e ambientais. 

Só no Brasil, tivemos casos amplamente conhecidos que exemplificam a complexidade dessa dinâmica. Em 2015, houve o rompimento da barragem de Mariana (MG). Depois, em 2019, o mesmo aconteceu em Brumadinho (MG), deixando 272 vítimas. Entre elas, Camila e Luiz Taliberti. 

Mesmo depois de dois grandes incidentes, a fiscalização das barragens não aumentou. Mas, de acordo com o relatório de Segurança de Barragens, a fiscalização caiu mais de 90% desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. 

Outro  exemplo  é a destruição causada pelos garimpos de ouro em Roraima. Segundo dados do Amazon Mining Watch (AMW), cerca de 1.226 hectares de floresta amazônica foram destruídos nos anos de 2021 e 2022. Justamente onde está localizado o povo Yanomami, que protagoniza uma crise socioambiental atual e urgente.

Nesse sentido, a exploração mineral muitas vezes está ligada a conflitos territoriais, deslocamento forçado de comunidades tradicionais e violações dos direitos humanos. Portanto, é fundamental  buscar soluções mais justas e sustentáveis, bem como alertar os territórios em risco. 

Sobre a Mostra de Cinema do ICLT

Não à toa, o Instituto Camila e Luiz Taliberti nasceu para honrar a memória das vítimas da mineração. Ao passo que a mostra de cinema é um convite ao diálogo, à reflexão e à conscientização sobre os desafios que enfrentamos na relação entre desenvolvimento e sustentabilidade.

Por isso, a Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente também contará  com ativistas, artistas e especialistas para compor mesas redondas após a exibição dos filmes. Essa diversidade permitirá uma imersão profunda na temática da mineração, abordando questões relacionadas à cultura, gênero, ambiente e sociedade. 

Esta jornada cinematográfica será marcada por descobertas, aprendizados e um olhar crítico para a realidade que nos cerca. O ICLT te convida a abraçar esta oportunidade de refletir e fazer a diferença. Para participar, basta fazer a inscrição neste link.

Confira mais informações sobre o evento.

Mostra de Cinema: programação completa

Dia 26/7/23 (quarta-feira) às 19:30

Filme: Ode ao Choro, de Cecília Engels

Tema mesa: Travessias da vida

Mesa confirmados: Cecília Engels e Carla Belintani. 

Mediação: Helena Taliberti – Instituto Camila e Luiz Taliberti

Dia 27/7/23 (quinta-feira) às 19:30

Filme: A Ilusão da Abundância, de Erika González e Matthieu Lietaert

Tema mesa: Mulheres, Mineração e Meio Ambiente

Mesa confirmados: Carolina de Moura e Carolina Linhares.

Mediação: Malu Ribeiro – SOS Mata Atlântica

Dia 28/7/23 (sexta-feira) às 19:30

Filme: Lavra, O Filme, de Lucas Bambozzi

Tema mesa: Máquina do Mundo

Mesa confirmados: Lucas Bambozzi e José Miguel Wisnik

Mediação: Luiz Marques – Unicamp

Dia 29/7/23 (sábado) às 19h30

Filme: O lugar mais seguro do mundo, de Aline Lata e Helena Wolfenson

Tema mesa: Vidas Rompidas

Mesa confirmados: Aline Lata, Helena Wolfenson e Marlon. 

Mediação: Julia Neiva- Conectas Direitos Humanos

Serviço

Local: R. José Bento, 106 – Cambuci. São Paulo

Data: 26 a 29 de julho de 2023

Horários

Exibição filmes: 19:30

Mesas: 21:00

Encerramento: 22:00