Dizem que as crianças do hoje são o futuro do amanhã. Por isso, nada melhor do que promover experiências enriquecedoras que possam despertar a atenção delas para assuntos importantes. Pautas como sustentabilidade e meio ambiente são temas abraçados pelo Instituto Camila e Luiz Taliberti (ICLT), e que também conquistaram o coração dos estudantes do terceiro ano da Escola Concept, em São Paulo. 

As crianças, que tem entre sete e oito anos de idade, tem a oportunidade de aprender por meio do ensino com projetos baseados nas metas de desenvolvimento sustentável da ONU. As educadoras do terceiro ano, Maria Elisa Bonafim e Stephanie Lima, explicam: “Nesta metodologia de ABP (aprendizagem baseada em projetos), os estudantes são os protagonistas. Eles direcionam a pesquisa coletiva, e as atividades propostas são baseadas e norteadas pelos interesses deles.”  

Aprendizado na prática 

Na primeira semana de aula, uma experiência marcante fez com que os estudantes mergulhassem no tema a respeito do desenvolvimento sustentável. Ao avistarem um pássaro voando pelo jardim da escola, surgiu a curiosidade de entender a classificação dos animais, sobre os pássaros da cidade e o ciclo de vida dos bichos, comparando com o ciclo de vida das plantas. Atividades práticas de desenho a partir de observação do plantio de bulbos, cultivo e crescimento das plantas despertaram o interesse na arte. As crianças passaram a criar ilustrações, tendo como inspiração as atividades de desenho a partir da observação como ferramenta científica.  

Todo o aprendizado a respeito do meio ambiente já seria uma grande conquista. Mas, os estudantes foram além. O projeto de natureza, que começou com o pássaro voando pelo jardim da escola, teve como produto final uma loja on-line, a Traço com Abraço Concept. Segundo as educadoras ligadas diretamente ao terceiro ano, o objetivo final do projeto era mostrar que, além do conhecimento, é preciso agir e participar ativamente, gerando engajamento e aprofundamento nas discussões, mesmo que os envolvidos sejam crianças. 

Parceria com o ICLT 

As ilustrações, criadas a partir da observação e do contato com temas ambientais, viraram estampas de uma linha de produtos sustentáveis, como porta moedas e carteiras, que podem ser adquiridos por meio do site. Os objetos foram feitos em parceria com a empresa Quero Dobra, que também tem uma matriz baseada na sustentabilidade e consumo consciente. O objetivo é que o lucro arrecadado com as vendas seja destinado a uma organização ligada à temática ambiental. Os estudantes e as educadoras fizeram uma pesquisa de ONGs relacionadas aos animais e preservação do meio ambiente. Encontram muitas, mas a maioria relacionada a animais de rua ou em extinção. 

Como o projeto era maior que isso, e se relacionava com a preservação do meio ambiente como um todo, focando no assunto de biodiversidade e produção e consumo consciente, entraram em um consenso de que o Instituto Camila e Luiz Taliberti tinha mais a ver com a proposta. A partir dessa decisão, escolheram direcionar os fundos para o ICLT. 

Somos sementes 

Todo o processo de aprendizado, desde o início até o produto final em forma de loja on-line, é inspirador e contribui para o processo de formação de cidadania dos estudantes. “Eles ficaram muito felizes de poder colaborar com o ICLT, e de conhecer melhor o trabalho deles”, avaliam as educadoras. Certamente, o contato das crianças com o ICLT mostra que as sementes plantadas hoje podem gerar frutos valiosos em forma de conscientização, cidadania e preservação do meio ambiente para as gerações futuras.