O Dia do Trabalho provoca uma reflexão importante sobre segurança no trabalho e o respeito às vidas de milhares de trabalhadores e suas famílias.

O Brasil é um dos países com mais acidentes de trabalho no mundo. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, só em 2020 foram registrados mais de 653 mil acidentes de trabalho no país.

A falta de medidas preventivas e a ausência de investimento em segurança no trabalho por parte das empresas, são os principais fatores que contribuem para estes acidentes no Brasil. Muitas empresas não veem a segurança como prioridade e acabam negligenciando medidas de prevenção.

Segundo o estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma das principais barreiras para a adoção de medidas de segurança no trabalho pelas empresas, é o custo envolvido. Muitas empresas consideram que investir em segurança no trabalho é caro e que não há retorno financeiro imediato.

Outro fator que contribui para a falta de investimento em segurança no trabalho é a cultura empresarial que valoriza a produtividade acima de tudo, muitas vezes colocando a segurança dos trabalhadores em segundo plano.

Além disso, a impunidade em relação às empresas envolvidas nestes casos, é um fator adicional que desestimula investimentos em medidas de segurança, sendo  um incentivo à negligência da segurança no trabalho, resultando em riscos à vida dos trabalhadores. O investimento em medidas neste sentido evitaria e amenizaria tragédias, como o que aconteceu em Brumadinho.

O maior acidente de trabalho do Brasil

Em janeiro de 2019, o Brasil foi surpreendido por uma das maiores tragédias socioambientais e trabalhistas de sua história. A barragem de rejeitos da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, se rompeu, deixando um rastro de destruição e morte, além de danos socioambientais irreparáveis na região.

A tragédia-crime de Brumadinho resultou em 272 mortes confirmadas, sendo que três ainda não foram encontradas. Para especialistas, o evento expôs falhas graves na segurança e na gestão de riscos na indústria de mineração.

O que dizem especialistas

Segundo Eugenio Singer, PhD em Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos pela Universidade de Vanderbilt (EUA), em texto para a Veja, uma providência a ser tomada para que tragédias como o de Brumadinho não aconteçam é “instituir a exigência de um número proporcional de engenheiros e geólogos geotécnicos nos quadros das empresas, da mesma forma como ocorre na segurança e medicina do trabalho.”

Já o presidente da Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Abratest), Cláudio Ferreira dos Santos, afirmou em entrevista que o Brasil avançou muito pouco na área de segurança e saúde dos trabalhadores no setor de mineração. De acordo com Santos, “no setor mineral não há uma cultura de prevenção, as multas às mineradoras são “irrisórias” e os exploradores não são punidos pelas infrações a leis e crimes cometidos.”

Mudanças para preservar vidas dentro e fora do trabalho

Após a tragédia, a Vale S.A., proprietária da Mina Córrego do Feijão, onde se localizava a barragem que se rompeu, se comprometeu a reparar os danos causados e adotar medidas de segurança mais rígidas em suas operações. No entanto, para o professor de direito do trabalho na Universidade de Guarulhos (UNG) Gleibe Pretti, é preciso ir além. Em entrevista para a BBC, o especialista afirmou que: Se não houver fiscalização dura e punição com prisão, as empresas vão continuar pensando que não faz sentido investir em segurança porque nunca serão punidas.

Além de fiscalização e punição, existe a necessidade da implantação de ações e práticas que  mudem a cultura empresarial quando se fala em segurança de trabalho. O comprometimento da alta gestão, treinamento e capacitação, identificação de riscos e investimento em equipamentos de segurança são algumas das medidas que podem ser tomadas para aumentar a conscientização sobre o tema.

A tecnologia também pode ser uma aliada. Nas empresas, uma das tendências no mercado é a utilização de sistemas de gestão de riscos e tecnologias de monitoramento para identificar e evitar possíveis perigos no ambiente de trabalho. São ferramentas que podem avaliar condições de trabalho e incluem sistemas de alerta de emergência.

Um alerta para o futuro

É importante lembrar que a segurança no trabalho é responsabilidade de todos da empresa e que a cultura de segurança deve ser incentivada e mantida continuamente, assim como investimentos na área.

A tragédia de Brumadinho foi um alerta para a sociedade brasileira sobre a importância da segurança no trabalho e da gestão de riscos em atividades industriais. De fato, medidas efetivas precisam ser tomadas para que tragédias como essa não se repitam e para que os envolvidos sejam responsabilizados.

 

Fontes:

Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho: https://smartlabbr.org/sst

CNI: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/seguranca-saude-trabalho/

BBC: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47012091

Veja: https://veja.abril.com.br/economia/artigo-o-que-fazer-para-evitar-novas-tragedias-como-a-de-brumadinho/

Legado Brumadinho: https://legadobrumadinho.com.br/blog/brasil-avancou-muito-pouco-na-area-de-seguranca-e-saude-dos-trabalhadores-da-mineracao/