A Geração Z, nascida entre 1995 e 2009, é composta pelos novos consumidores do mercado, formadores de opinião e líderes com poder de decisão. Criados em uma cultura que destaca o papel das escolhas individuais na conservação do meio ambiente, algumas características têm marcado o comportamento desse grupo, que não busca somente por marcas e itens ecologicamente sustentáveis, mas que também sejam socialmente responsáveis, confiáveis e que ofereçam uma experiência positiva e autêntica ao cliente. 

Esses comportamentos são identificados em duas grandes pesquisas: “Tendências do Instagram para 2024”, realizada pela Meta, e “Geração Ctrl+Z pelas lentes latinas”, realizada pelo Grupo Consumoteca. O ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) estará cada vez mais forte. Confira abaixo alguns destaques.

 

Preocupação com a sustentabilidade

Um dos principais aspectos é a forte ênfase da sustentabilidade no consumo consciente, principalmente de itens de moda, uma indústria extremamente poluente (a fast fashion) – para se ter uma ideia, o Brasil produz 170 toneladas de resíduos têxteis por ano, sem contar o gasto de água para produção das peças. A boa notícia é que as empresas terão que mudar seu modo de fabricação para se ajustar à conscientização ambiental e às práticas sustentáveis na que  têm sido exigidas pela Geração Z.

 

Preferência por marcas responsáveis

Segundo o mesmo estudo da Meta, a Geração Z também prefere marcas que demonstram responsabilidade ambiental e contribuem para as comunidades locais. Ou seja, há uma demanda crescente por transparência e ética por parte das empresas, que precisam, além de oferecer serviços e produtos de qualidade, ofertar retorno social e ambiental.

A “pressão” se torna ainda mais forte com o poder que as mídias digitais dão para a sociedade. Hoje, os consumidores mais conscientes e engajados expõem os seus ideias e exigem que as marcas sejam honesta e coerentes com o seu discurso

Ainda, de acordo com a pesquisa “Geração Ctrl+Z pelas lentes latinas”, cerca de 50% dos integrantes dessa geração deixariam de consumir uma marca envolvida em escândalos sociais, ambientais ou políticos. Isso só reforça a importância da reputação.

 

Exigência por qualidade e relacionamento

A pesquisa realizada pelo Grupo Consumoteca. indica que a Geração Z valoriza a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas marcas – 80% dos entrevistados destacam esse ponto. Além disso, 70% têm a expectativa de que as empresas se dediquem a construir um relacionamento sólido com os seus consumidores. Essa ênfase na qualidade e na interação sugere uma preferência por marcas confiáveis e que ofereçam uma experiência positiva ao cliente, colocando-o no centro das suas decisões.

 

Valorização de posicionamentos políticos e ética empresarial

Por fim, o estudo revela que 20% dos jovens latinos levam em conta posicionamentos políticos quando escolhem uma marca para consumir e 40% desejam se relacionar somente aquelas empresas que, aos seus olhos, são éticas e transparentes.