As águas de março já não fecham mais o verão. Na letra eternizada por Tom Jobim, a conversa ribeira era bem diferente. Agora, as chuvas destroem comunidades e as ondas de calor bagunçam a ordem das estações. Sem dúvida, falar sobre meio ambiente em março se tornou cada vez mais urgente.

Isso porque, ao longo do mês, uma série de datas comemorativas abrem espaço para pautar a agenda pública com debates sobre o panorama socioambiental brasileiro. Desde a importância de preservar os recursos naturais até o avanço das mudanças climáticas e a resistência daqueles que lutam contra elas.

Separamos as pautas sobre meio ambiente que se destacaram durante o mês de março. Confira a seguir:

 

Ecoturismo e Mudanças Climáticas

No dia 1º de março, é celebrado o Dia do Turismo Ecológico. O objetivo da data é reforçar que o turismo tem um impacto significativo no ecossistema local, podendo impactá-lo de forma positiva ou negativa. Proteger os biomas e a população local são critérios indispensáveis no roteiro de qualquer viagem. 

Essa ideia se prova ainda mais verdadeira quando pensamos que o turismo só será sustentável a longo prazo se assegurarmos a preservação do meio ambiente.

Dados inéditos, divulgados pelo Ministério do Turismo, revelam que 27% dos brasileiros deixaram de fazer viagens devido às mudanças climáticas. A pesquisa aponta ainda que 6 em cada 10 brasileiros acreditam que a crise ambiental pode prejudicar a atividade turística no país.

 

Mulheres e Clima

Além do debate sobre equidade de gênero, o Dia Internacional da Mulher, marcado pelo dia 08, também levanta outra discussão importante relacionada ao meio ambiente: a desigualdade na forma como a crise climática afeta as mulheres. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres representam cerca de 80% dos refugiados ambientais no mundo

As migrações forçadas agravam a exposição de mulheres às violações de direitos as quais elas já são vulneráveis no dia a dia, como violência doméstica, exploração sexual e casamento infantil. Quando somado a outros recortes, como raça e classe social, esse dado evidencia cada vez mais a necessidade de trazer a justiça climática para o centro das soluções para a crise ambiental.


Dia dos Atingidos por Barragens

A relação entre mulheres e clima também é válida no caso da mineração.

Segundo apuração da jornalista Carolina Linhares, aproximadamente 212 das 272 vítimas da tragédia em Brumadinho (MG) eram homens. Isso fez com que as mulheres que contavam com a renda dos maridos e filhos se tornassem “viúvas da Vale”. Além de serem responsáveis pelo sustento de suas famílias, também lhe foram tomada a possibilidade de dividir as tarefas domésticas.

A fim de relembrar os impactos socioambientais das pessoas afetadas por grandes projetos de exploração de minério e energia, o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens e pelos Rios foi instituído em 14 de março. Acima de tudo, a data marca a articulação das comunidades e famílias impactadas pelo rompimento de barragens, como nos casos de Mariana (MG) e Brumadinho. 

Ainda que existam mecanismos regulatórios, 4 milhões de pessoas tiveram suas vidas afetadas por barragens no Brasil nos últimos 80 anos. Segundo apuração feita pelo veículo Repórter Brasil junto à Agência Nacional de Mineração (ANM), 700 áreas correm o risco de serem afetadas por barragens de mineração em 178 cidades. Nos períodos de chuva intensa, essa situação se agrava e demonstra a relevância desse debate em um contexto de crise ambiental. 

Leia mais: Tragédia em Brumadinho: 5 anos de impunidade

 

Dia Mundial das Florestas

Em 38 anos, o Brasil perdeu 15% das florestas naturais em todos os biomas. É o que mostra o estudo “As Florestas do Brasil 1985-2022”, divulgado no ano passado pelo Mapbiomas. Desse total, 95% do desmatamento foi provocado pela atividade agropecuária. 

Na Amazônia, esse cenário já cobra seu preço. Uma coalizão de cientistas e lideranças indígenas estima que, até 2050, o território vai perder de 10% a 47% do bioma. Por isso, esse 21 de março, quando se comemora o Dia Mundial das Florestas, se torna essencial para conscientizar a população sobre esse preocupante panorama. 

Leia mais: Greenwashing: o que é e como a sociedade deve agir para evitá-lo

 

Dia Mundial das Águas

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) revelou, em janeiro desse ano, que o Brasil pode perder 40% de disponibilidade de água até 2040. Segundo a pesquisa, essa escassez está ligada aos efeitos da seca prolongada agravada pelas mudanças climáticas.

Por outro lado, em algumas regiões do planeta, o aumento do nível e da temperatura dos oceanos pode intensificar a recorrência de chuvas extremas. Ou seja, da escassez ao excesso, a água ocupa um papel fundamental no Brasil e no mundo, bem como a preservação deste recurso natural essencial à vida.

Para reforçar essa mensagem, foi estabelecida uma data oficial: o Dia Mundial da Água, que é celebrado em 22 de março.

 

Basta de Impunidade: Justiça por Brumadinho!

Além das datas comemorativas, o mês de março também trouxe uma derrota expressiva para os defensores dos Direitos Humanos e do meio ambiente. 

No último dia 12, em Belo Horizonte (MG), três desembargadores da Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da Sexta Região (TRF-6) votaram a favor de um habeas corpus solicitado pela defesa do ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman. Na prática, essa decisão suspende a ação criminal contra o executivo, que havia sido indiciado pelo Ministério Público Federal (MPF). 

O ICLT, como parte da sociedade civil organizada, soltou uma nota de repúdio solicitando que o MPF entre com recurso e apresente novas provas contra Schvartsman. Você pode ajudar a pressionar os tomadores de decisão assinando e divulgando o abaixo-assinado “Basta de Impunidade. Justiça por Brumadinho”. Junte-se a nós clicando aqui!