Poucos dias antes da tragédia de Brumadinho, Anna Magdalena esteve com Camila e Luiz Taliberti. Ela jamais imaginaria que aquela seria a última vez que os veria. Três anos depois do rompimento da barragem, ela reflete sobre aqueles dias e sobre como tem lidado com a perda, os sentimentos e pensamentos a respeito do evento. Ela é autora de “Sobre Fluxos de Lama, Impostos, O Mito da Modernidade e A Certificação de Riscos”, um projeto de conclusão de curso cujo tema também trata sobre os riscos de devastação por rios de lama, os interesses econômicos e problemas decorrentes de desastres como o de Brumadinho. Disponibilizamos abaixo o trabalho completo para leitura.

Sobre Fluxos de Lama, Impostos,

O Mito da Modernidade e A Certificação de Riscos

 

No dia 5 de janeiro de 2019, desembarquei em São Paulo. Eu viajei para o Brasil com três intenções em mente: descobrir alguns problemas dos ‘filhos-da-diáspora’ pessoais, passar tempo com minha amada família e, a mais firme intenção de todas, comemorar meu aniversário de 20 anos com a família dos meus padrinhos, os melhores amigos do meu pai. No dia 25 de janeiro de 2019, os filhos dos meus padrinhos, bem como seus entes queridos, foram mortos por volta do meio-dia pela enxurrada liberada pelo rompimento da barragem de rejeitos B1 da mina de minério de ferro da gigante Vale SA, em Brumadinho. Eles estavam em uma viagem em família. Os trabalhadores da mina estavam almoçando no refeitório quando, de repente, foram enterrados sob toneladas de lama. Como uma enorme serpente venenosa ou um trem mortífero gigante, a lama abriu caminho pelo vale, arrancando todas as árvores em seu caminho, esmagando com facilidade todas as casas, chácaras, pessoas e animais sob seu peso. Destruiu meios de subsistência, sanidade, vidas, futuros. No dia 2 de fevereiro de 2019, dia do referido aniversário, reunimo-nos numa capela para uma primeira cerimônia fúnebre. Em 17 de março de 2021, participei de um painel de discussão online da Responsible Mining Foundation (RMF), com sede na Suíça. Durante o painel de uma hora e meia de duração, tive dificuldade em me concentrar, tentando descobrir – sem ser muito cínico – como uma fundação com esse nome poderia existir.

Para mim, o absurdo penetrou em muitos aspectos do que aconteceu em Brumadinho. Torna-se cada vez mais absurdo quanto mais se aprende sobre o colapso da barragem. Há, por exemplo, de modo muito semelhante o rompimento anterior da barragem de Mariana, em 2015, também de propriedade da Vale SA. Há também o fato de que a barragem de Brumadinho já estava em mau estado muito antes do rompimento e que a Vale SA sabia do perigo potencial. Além disso, as ações da Vale SA – sem surpresa – mais do que se recuperaram desde janeiro de 2019. Como chegamos aqui? Em quais conexões, práticas e dinâmicas a Vale SA está envolvida? O que levou ao colapso? Que tipo de sistema permitiu à Vale SA fechar os olhos para uma barragem defeituosa que a empresa sabia que poderia entrar em colapso?

O ensaio a seguir explorará alguns aspectos relevantes de um sistema composto por complexas cadeias de suprimentos e interconexões entre Estados, subsidiárias e diferentes atores em todo o mundo que conduziram e moldaram o colapso da barragem. Isso será feito em quatro etapas. A primeira, Ponto 0: Neoliberalismo, enfoca o contexto neoliberal em que a Vale SA vem atuando. Devido à importância do contexto para a compreensão da relevância das partes subsequentes, esta etapa também é a mais longa. As três seções a seguir, com foco em diferentes partes do mundo, ajudam a ilustrar como o sistema neoliberal global funciona de maneira mais concreta e localizada. A segunda parte, Suíça: Transferências de capital e faturas comerciais adulteradas, foca mais especificamente nas ligações da empresa com a Suíça, que foram cruciais para a acumulação de capital da empresa. Em terceiro lugar, em Brasil: Modernização e Racismo Ecológico, incluímos algumas reflexões sobre a pouca atenção dada pelo Estado brasileiro à violência e ao impacto da mineração no país. Por fim, a quarta etapa, Alemanha: Concorrência e Certificação de Riscos, revela até onde a certificadora alemã TÜV-SÜD estava disposta a ir para se manter no negócio com a Vale SA. Fechando estas poucas páginas, apresentaremos algumas Considerações Finais, refletindo brevemente sobre o efeito de tais redes globais destrutivas no processo íntimo do luto.

Ponto 0: Neoliberalismo

Para entender o contexto em que a Vale SA vem atuando, devemos simultaneamente levar em conta o desenvolvimento da própria empresa e considerar as transformações do sistema econômico internacional e global nas últimas décadas. De fato, o resultado dessas mudanças levou à constelação da qual a Vale SA faz parte e que a Public Eye chama de “die Interdependenz Grossunternehmen – Staat ” (2013: 20). Argumentamos que essa é a marca de um sistema econômico (e, portanto, também político) muito distinto: o neoliberalismo.

No nível global, é frequentemente caracterizado pela “abertura de contas de capital, aumento da liquidez internacional e desregulamentação do mercado financeiro, o que levou a uma maior liberdade para os fluxos internacionais de capital” (Morlin 2017: 4). No plano nacional, a relação neoliberal entre o aparato estatal e as empresas privadas levou a um tipo específico de entrelaçamento em que o primeiro se torna um veículo para os interesses do segundo. Isso gradualmente esvaziou o Estado de sua (pelo menos suposta e/ou esperada) natureza democrática. De fato, enquanto a doutrina liberal promoveu principalmente a redução do tamanho das estruturas estatais, o neoliberalismo adotou outra abordagem ao incluir a infraestrutura estatal em seus próprios cálculos e interesses.

Em um sistema mundial globalizado marcado pelo neoliberalismo, os Estados se transformam no contato com as empresas mais influentes de uma determinada região, país e/ou continente. Os Estados são reformulados para se adequarem e se tornarem um veículo para os interesses dessas empresas. Quando isso acontece, existem alguns padrões gerais que podem ser observados. Na frente social e cultural, o Estado assume uma presença minimalista e superficial. Em matéria econômica, assume um papel estrito, dedicado à proteção e ampliação do espaço de livre concorrência e ao aumento da desregulamentação do mercado de trabalho. Finalmente, também abraça uma presença onipresente quando se trata do sistema carcerário, da polícia e do exército e, no geral, nos discursos e práticas de segurança. Essa constelação permite que as elites políticas e econômicas reafirmem e protejam sua posição “exatamente quando o Estado reivindica e se mostra incapaz de frear a fragmentação do trabalho assalariado e de frear a hipermobilidade do capital que converge para desestabilizar todo o edifício social” (Wacquant 2008: 56).

A América do Sul já estava lidando com a implementação de políticas neoliberais desde a década de 1970 (notadamente no Chile após o golpe de Pinochet em 1973), principalmente devido à mistura e intervenção dos EUA na política nacional (Berberoglu in Berberoglu 2020: 1), muito antes de se imporem em nível global nas décadas de 1980 e 1990. Segundo Novaes (2016: 14-15), o Brasil já tinha uma predisposição para políticas públicas e econômicas neoliberais. De fato, o país foi intrinsecamente marcado e construído sobre o legado do tráfico de escravos que terminou formalmente em 1888; do estabelecimento da primeira República em 1889 liderada por oligarcas e de duas ditaduras (1930-1945 e 1964-1985) que produziram desigualdades violentas, práticas repressivas das elites econômicas e políticas e formas próprias de Estado não democrático. Na década de 1990, o Brasil seguiu o ‘exemplo’ de outros países sul-americanos que

[…] abriram amplamente suas contas de capital, promoveram privatizações, desnacionalizaram seus setores de infraestrutura e reformaram seus sistemas de previdência social. Programas de privatização, como os do Brasil e da Argentina, levam a “uma desnacionalização sem precedentes na economia global” (MEDEIROS, 2003, p. 3). ( Morlin 2017: 5)

No caso da Vale SA, a empresa nunca foi ‘nacional’. Em 1942, ela “nasceu voltada para fora” (AIAAV 2021: 11). Não esperou a onda neoliberal para se abrir ao mercado global, pois vinha orientando sua produção de acordo com as demandas globais já durante a Segunda Guerra Mundial. A empresa sempre teve uma relação ambígua com o Estado brasileiro: manteve uma relação próxima com ele – foi uma empresa estatal em seus primórdios e, posteriormente, o governo manteve algum controle, ainda que modesto, sobre ela por meio de golden shares (Moraes Vodopis 2020: 72-73 e AIAAV 2021: 13). Nas décadas seguintes, a Vale SA cresceria exponencialmente e expandiria suas atividades em diversos países do mundo e detinha uma posição de monopólio no Brasil. A sua privatização e entrada no mercado financeiro em 1997 foi controversa devido à subsequente reestruturação da empresa que incluiu muitas demissões, uma forte limitação dos direitos dos trabalhadores e uma diminuição dos salários. Uma década depois, cerca de 107 batalhas judiciais ainda estavam sendo travadas pelos trabalhadores nesse sentido (AIAAV 2021: 12).

A Vale SA consolidou sua posição seguindo sua doutrina de crescimento e escala exponenciais e por estar no lugar certo no momento certo. Quando, no final da década de 1990, a China passou por seu surto de crescimento e influenciou sobremaneira a demanda global pelos produtos da indústria de mineração, a Vale SA sabia o que fazer ( Moraes Vodopis 2020: 69-70). Munida de um plano estratégico, práticas oportunistas e uma visão agressiva de sucesso, a Vale SA busca, desde 2002, incansavelmente uma posição de player global (ibid.: 73). Em 2017, a Vale SA anunciou uma mudança na composição de seus acionistas: em 2021, 55% das ações de uma das maiores empresas atuantes no Brasil, explorando e aproveitando seu solo e mão de obra, estão nas mãos de não brasileiros e entidades privadas como Black Rock, Standard Life Aberdeen e Capital Research Global Investors (AIAAV 2021: 13).

Devido à desregulamentação e hipermobilidade do capital financeiro e à erosão das estruturas estatais pela expansão do neoliberalismo, as grandes empresas conseguiram alavancar sua riqueza e poder acumulados. Sob a ameaça de deslocalização, os estados são pressionados a oferecer um ambiente ‘favorável’ aos capitais. Uma das estratégias das empresas globalizadas para reduzir as despesas tributárias tem sido lucrar com a concorrência tributária entre os Estados que buscam atrair investimentos estrangeiros.

Suíça: Transferências de capital e faturas comerciais adulteradas

Segundo Morlin, a Suíça é o paraíso fiscal mais importante do globo: a soma dos ativos localizados no país em 2013 “totalizou 1,8 trilhão de euros (quase um terço das fortunas offshore)” (2017: 10). Há alguns anos, a Public Eye acompanha as práticas tributárias e a presença da Vale SA na Suíça. Em relatório, a entidade revelou que desde que se instalou em St. Prex (Cantão de Vaud), em 2006, a empresa beneficiou de uma isenção de impostos por uma década em nível cantonal e de uma redução fiscal de 80% em nível nacional – o que depois foi reduzido em 20% após algumas críticas sobre o assunto (2013: 3).

Vale International, o nome da subsidiária no cantão de Vaud, tem o objetivo principal de transferir o lucro da Vale SA para declarar apenas uma fração da receita ao estado brasileiro (Public Eye 2013: 4): “Estes pagamentos reduzem os lucros da matriz ou das subsidiárias operacionais e os transferem para partes baixas ou não tributadas da empresa, por exemplo, as de St Prex”.” ( ibid. ). A transferência de capital é feita por meio de ‘transit trade’ ( Morlin 2017: 13) entre a subsidiária e a holding, também conhecida como ‘autointermediação’ ( ibid. : 34).

Na prática, isso se reflete no fato de a Suíça comprar mais de 80% do minério de ferro exportado para fora do Brasil (ibid.). No entanto, as enormes quantidades de mercadorias vendidas pela Vale SA para a Vale International a um preço baixo nunca chegam fisicamente ao solo suíço. Em vez disso, a Vale International vende as mercadorias novamente, desta vez a um preço mais alto, por exemplo, para a China, que há anos é a maior receptora de minério de ferro da Vale (Public Eye 2013: 9 e Morlin 2017: 34). O dinheiro flui entre Brasil, Suíça e China enquanto as mercadorias viajam diretamente do Brasil para a China. No processo de ‘autointermediação’, pode-se implementar a estratégia de ‘fatura comercial adulterada’: os preços de importação e exportação podem ser super ou subfaturados, o que significa que podem ser manipulados para “transferir ativos financeiros entre diferentes países sem declarar para as autoridades” (Morlin 2017: 11).

A Suíça é uma peça importante na estratégia da Vale SA, mas o papel do país ultrapassa o da empresa e da indústria da mineração. Embora não nos aprofundemos neste assunto, podemos acrescentar que a investigação parece corroborar a hipótese de que o preço médio dos bens exportados para a Suíça é inferior ao exportado para outros países e que os mesmos bens são então reexportados por preços mais elevados preços pela Suíça do que por outros países (ibid.: 12).

A transferência de capital e o super ou subfaturamento de preços com o objetivo de evadir ou sonegar impostos tem impacto direto no Estado para o qual os impostos devem retornar. No caso do Brasil, não apenas enfraquece socioeconomicamente o Estado ao limitar ainda mais o que resta do Estado de bem-estar e das políticas públicas, aumentando a desigualdade (ibid. : 17, 42), mas também é uma ameaça política à sua soberania uma vez que impede as tentativas do Estado de reduzir a desigualdade através da cobrança de impostos e mina a soberania jurídica do país (ibid. : 16). 

Brasil: Modernização e Racismo Ecológico

Como as elaborações dos trechos acima se relacionam com o rompimento da barragem de Brumadinho? O Centro Europeu para os Direitos Constitucionais e Humanos (ECCHR) é uma organização que tem falado muito sobre o evento e tem se envolvido nos procedimentos legais que se seguiram. Em um de seus relatórios, afirma-se claramente o seguinte: “ devido aos cortes orçamentários, o governo brasileiro reduziu muito a quantidade de autoridades responsáveis pela fiscalização de barragens. As operadoras de minas agora são responsáveis pelas inspeções de segurança e relatam as descobertas às autoridades responsáveis” (2019: 3). É claro que este ensaio não é de forma alguma capaz de provar um nexo de causalidade entre o orçamento reduzido do Estado brasileiro, o rompimento da barragem e as evasões fiscais sistêmicas da Vale (ou de qualquer outra grande empresa brasileira). Em vez disso, estando enraizados no ambiente neoliberal mais amplo, esses fatores parecem estar girando e se alimentando uns dos outros. De fato, o que se pode dizer é que, embora não possamos afirmar a existência de um nexo de causalidade entre a evasão fiscal da indústria da mineração e os efeitos devastadores sobre o meio ambiente e a sociedade, podemos ao menos afirmar que a evasão fiscal, o poder e a relativa impunidade dessa indústria alimenta uma espécie de omerta em nível nacional sobre os grandes problemas que esta indústria traz consigo. De fato, bem pouca atenção foi dada ao tópico: ele foi ignorado principalmente pelos tomadores de decisão (Morlin 2017: 42). De maneira mais geral, Taddei (em García-Acosta 2020) argumenta que os ‘desastres’, não apenas aqueles causados pela indústria de mineração, mas também eventos como as secas, são considerados inexistentes no Brasil – pelo menos, permanecem pouco discutidos pela academia e pelo meios de comunicação.

Pode-se argumentar que o descaso por esses eventos se deve ao genuíno desinteresse da elite do país pelo bem-estar de seus concidadãos e de seu ambiente natural; isso pode ser parcialmente verdade, mas não é toda a história. De fato, nos raros casos em que os ‘desastres’ chegam às discussões públicas, eles são enquadrados como ocorrendo apenas na região Norte do Brasil. De fato, “[as] secas também são acusadas de serem responsáveis pelo ‘atraso’ do semiárido nordestino” (Taddei in García-Acosta 2020: 49). Assim, a narrativa sobre os ‘desastres’ tem sido continuamente moldadas pelos projetos de modernização que marcaram profundamente a história do país (ibid.).

A responsabilidade pela destruição do meio ambiente e da vida humana é assim negada, reformulada e/ou racionalizada como um dano colateral necessário para a busca incessante de ‘modernização’, acumulação de riqueza, ‘civilização’ e adequação daqueles que não se encaixam ou elogiam seu ‘avanço’. Na continuidade do projeto de modernização, o Nordeste do Brasil, que abriga a maioria dos afro-brasileiros, uma vez que a região litorânea foi parte central do tráfico triangular de escravos durante séculos, é enquadrado como carente de reparos em comparação com o rico e ‘moderno’ Sudeste. Em 2005, uma seca atingiu diferentes regiões do país ao mesmo tempo. Taddei lembra como “’essa é uma situação que só vimos no Nordeste, na TV’, era uma frase que se repetia com frequência em São Paulo, com um tom que sugeria que a seca estava sendo acusada de insolência geopolítica” (in García -Acosta 2020: 52).

O autor considera ainda que os eventos ocorridos na região sul do Brasil (como os de Mariana e Brumadinho ligados à exploração dos recursos naturais, mas também as consequências da crise climática que atinge cada vez mais regiões antes poupadas por seus efeitos diretos) podem alterar o descaso com a urgência de considerar as questões ambientais e sociais que ocorrem na região Norte (ibid. : 49). Este pode ser o caso. No entanto, mesmo quando ocorrem no Sudeste, como os casos de Mariana e Brumadinho, essas ‘tragédias’ participam do racismo ecológico em jogo em todo o país. Não só as barragens que armazenam resíduos perigosos estão localizadas principalmente em territórios onde vivem predominantemente cidadãos brasileiros negros e indígenas e/ou cidadãos de classes socioeconômicas mais baixas, mas essas barragens também são sistematicamente de menor qualidade e mais inseguras do que aquelas em regiões com outras demografias ( AIAAV 2021: 32-33).

Alemanha: Concorrência e Certificação de Risco

Encorajadas pela incapacidade e falta de vontade do Estado brasileiro em lidar com as más condições de suas imensas infraestruturas, as empresas empregam firmas de certificação para garantir sua segurança e qualidade. De forma globalizada, essas empresas podem ser escolhidas no mercado certificador altamente competitivo em todo o mundo.

A Vale SA escolheu a alemã TÜV-SÜD. De acordo com o Ministério Público no Brasil, a Vale SA ameaçou demitir e contratar outra empresa se os testes de segurança que a TÜV-SÜD estava fazendo produzissem resultados que fossem contra os melhores interesses da empresa (ECCHR et al. 2019: 3). Encorajada pela competitividade do mercado, a TÜV-SÜD enfrentou um conflito de interesses mortal, irresponsável e cínico. Temendo perder um cliente valioso e um cheque considerável, ela aceitou as condições. Já em março de 2018, a subsidiária da TÜV-SÜD no Brasil percebeu que havia sérios problemas em relação à condição da barragem B1.

Em vez de se recusarem a emitir uma declaração de estabilidade, os funcionários responsáveis buscaram novos métodos de cálculo para alcançar o resultado desejado. Eles também consultaram a sede da TÜV SÜD em Munique. No final – contra seu melhor julgamento – a TÜV SÜD não impediu sua subsidiária de certificar a estabilidade da barragem. Como resultado, nem as operadoras da mina nem as autoridades iniciaram medidas efetivas de estabilização ou evacuação. (ibid .: 2)

Em setembro de 2018, a TÜV-SÜD, provavelmente temendo perder um cliente valioso e um cheque considerável, confirmou a segurança da barragem em Brumadinho, apenas quatro meses antes de seu rompimento (ibid. : 1).

O caminho para o envolvimento e o próprio envolvimento da firma alemã nos negócios da empresa brasileira é uma prática típica em um mercado (neoliberal) globalizado: entre ambos, cria-se uma ‘cadeia de suprimentos’ (Momsen e Willumat 2019: 323- 324). De forma semelhante à ‘autointermediação’ entre subsidiárias (e holdings), certas cadeias de suprimentos podem servir ao propósito de reduzir despesas. A infraestrutura pode, portanto, ser operada com custos mínimos porque não há autoridades – como o Estado brasileiro, privado de algum orçamento por causa da evasão fiscal em grande escala no país e da corrupção – verificando se há orçamento suficiente para a manutenção.

A responsabilidade pela segurança das infra-estruturas, uma vez desnacionalizadas e submetidas ao ditame da concorrência e do mercado financeiro, é deslocada, repercutindo entre empresas e terceiros. A responsabilidade torna-se abstrata, entra em uma zona cinzenta e pode ser facilmente negada ou transferida. Em tal sistema, as conexões entre os diferentes atores tornam-se tão opacas que um crime é muitas vezes transformado discursivamente em uma ‘tragédia’ ou ‘desastre’ por reportagens e discursos convencionais. No relatório da RMF, por exemplo, Brumadinho se transforma em um ‘desastre de rejeitos’ (2020: 7) – despolitizando completamente a irresponsabilidade e os interesses dos dirigentes da Vale SA (Taddei in García-Acosta 2020: 47), dos especialistas da TÜV-SÜD e dos esconderijos que a Suíça prevê subsidiárias de empresas mortais.

Pensamentos finais

O CEO da Vale SA foi acusado de homicídio em 2020, mas não houve condenações (ainda) (Venditti 2021). O julgamento contra a TÜV-SÜD provavelmente começará em 28 de setembro deste ano (2021), em Munique ( Hegmann 2021). Aonde vamos de lá? O que podemos esperar desses procedimentos? Espero algo deste julgamento? Embora acredite que muitas das outras vítimas e sobreviventes das práticas da Vale SA dariam muito para serem ouvidas ou pelo menos representadas em juízo, e, embora ache que um julgamento justo é parte relevante e crucial das ações que podem e devem ser levadas adiante depois de todas essas mortes, não consigo me livrar da sensação de vazio quando penso nesses procedimentos legais.

O que apresentei nas poucas páginas acima pode ser um dos motivos desse sentimento. As ações da Vale SA devem ser compreendidas em uma rede e sistema neoliberal mais amplo que vem dominando grandes dinâmicas neste globo há algumas décadas. O rompimento da barragem está enraizado nas interações entre pelo menos três lugares: o Brasil, berço da Vale SA e  solo em que a empresa fez crescer suas conexões internacionais, explorando as desigualdades territoriais, socioeconômicas e raciais do país; Suíça, proporcionando, por meio de suas políticas fiscais, uma forma pela qual a Vale International poderia aumentar os lucros da Vale SA e manter para si o que devia ao povo e as terras das quais lucra; e a Alemanha, onde se perseguiram interesses e se tomaram decisões que liberariam milhões de metros cúbicos de lama a milhares de quilômetros de distância. Existem indivíduos responsáveis por matar uma parte da minha família ampliada que devem enfrentar uma forma de julgamento. Mas os eventos também foram produto de um sistema muito maior do que as ações de algumas pessoas.

Como chegamos a um acordo com isso? Existe uma resposta ou uma reação, uma espécie de julgamento pelas consequências do ecossistema neoliberal em que todos evoluímos? Este ensaio não vai mudar nada, mas é uma resposta . Escrever me parece uma das únicas respostas adequadas que posso dar a mim mesmo. Através da escrita consigo recordar, soletrar e materializar fatos e sentimentos, antes que sejam esquecidos, apagados ou afogados entre outras coisas que a vida, em nível individual e coletivo, traz consigo. Desta forma, procuro contribuir de forma microscópica para algo que me transcende e que não consigo apreender plenamente. Às vezes eu sinto que, porque os filhos dos meus padrinhos, sua família e todos os outros indivíduos foram mortos por lucro, o luto é muito mais difícil. Mas quando tudo o mais falha, quando a justiça humana (como eu a conheço) não é mais suficiente, ainda há escrita e o processo de cura de colocar palavras no que é tão infinitamente esmagador.

Referências

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Berberoglu , Berch (2021): Introdução. Crise da globalização neoliberal e ascensão do autoritarismo no início do século XXI . In: Berberoglu , Berch (ed.): A Ascensão Global do Autoritarismo no Século XXI . Crise da Globalização Neoliberal e a Resposta Nacionalista . Abingdon e Nova York: Routledge. 1-12.

 

ECCHR ( Centro Europeu de Direitos Constitucionais e Humanos) (et al.) (2019): O negócio de segurança: o papel da TÜV SÜD no rompimento da barragem de Brumadinho no Brasil .

 

Hegmann , Gerhard (2021): TÜV Süd rechnet mit weiteren Dammbruch-Klagen (20 de junho de 2021). Vergão.

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Moraes Vodopives , Hildete de (2020): Mineração se globalizando nos anos 2000: a Vale dá um salto. Empreendimentos e história . 99(2): 66-78.

 

Morlin , Guilherme Spinato (2017): Extração de Recursos no Brasil – Falsificação Comercial no Setor de Mineração . Instituto Justiça Fiscal (IJF) e vermelho Latinoamericana sobre Dívida, Desenvolvimento e Direitos (LATINDADD).

 

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Venditti , Bruno (2021): Dois anos depois de Brumadinho , ainda sem condenações (21 de janeiro de 2021). MINING.COM.

< https://www.mining.com/two-years-after-brumadinho-still-no-convictions/>. [23.06.21].

 

Wacquant , Loïc (2008): A militarização da marginalidade urbana: lições da metrópole brasileira. Sociologia Política Internacional . 2(1): 56-74.